terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saiu na imprensa: Livro da Fams é ponto de partida para alunos da UniSantos

20/10/2007 - Monumento aos Andradas serviu como fonte para os alunos Allan Nóbrega e Lissandra Martinho


O livro Monumento dos Andradas, produzido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), serviu como importante fonte de pesquisa para Allan Nóbrega e Lissandra Martinho no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Jornalismo da Universidade Católica de Santos. Eles estiveram esta semana na Fams para doar o trabalho, que mostra, por meio de imagens, 118 monumentos de Santos e São Vicente – os jovens estavam acompanhados de Bianca Viscardi Barros, que também doou seu TCC, que aborda a realidade arquitetônica do Centro Histórico. Os trabalhos já estão disponíveis para consulta, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados até às 13 horas, na Sala de Leitura Catarina de Aguillar (R.Visconde do Rio Branco, 48).


“A falta de documentação foi o nosso maior problema. Poucos livros falam sobre os monumentos históricos da região”, afirma Allan, que, junto com Lissandra, elaborou Patrimônios Urbanos – Monumentos Escultóricos da Ilha de São Vicente. Conforme explicou, além de enfocar as belezas de alguns equipamentos, o trabalho tinha outro importante foco. “Nossa intenção era mostrar a real situação em que se encontram esses monumentos e também sua relação com os habitantes da cidade e de quem a visita”, explicou. 


Já Bianca Viscardi procurou, também com imagens, demonstrar a importância da preservação e revitalização do Centro Histórico de Santos. “Arquitetura é história, e a população está afastada dessa realidade”. Para ela, as características arquitetônicas estão presentes, em sua maioria, no primeiro andar dos prédios históricos. “Ninguém passa olhando para cima, por isso procurei, ao máximo, buscar os detalhes que muita gente não percebe”.

Link: http://www.fundasantos.org.br/news.php?extend.291.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário